O Corredor de Autocarros de Alta Qualidade (CAAQ) da Avenida de Fernão de Magalhães, no Porto, vai começar a receber, a partir de 12 de setembro, a nova sinalética que só permitirá a circulação de autocarros STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto). O objetivo, diz a autarquia portuense, é reforçar a fiabilidade no transporte público e aumentar a rapidez e o conforto.
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"Isto é mais um passo na reorganização do transporte coletivo do Porto, como consequência da conclusão do Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) e da materialização destes corredores de alta qualidade, já desenhados no PDM [Plano Diretor Municipal]", refere Pedro Baganha, vereador do Urbanismo e Espaço Público. Apesar desta tecnologia que apenas beneficiará os veículos da STCP já ter sido anunciada, o corredor existente tem sido utilizado por operadores privados que agora terão de encontrar outros circuitos de entrada e saída da cidade.
"A implementação do sistema será progressiva e haverá um período de adaptação dos operadores que ainda hoje usam o corredor e que vão deixar de o utilizar", acrescenta o vereador.
Tendencialmente, também o que irá acontecer é "uma reorganização dos terminais de tal forma que se potencie o TIC que é o grande pilar da intermodalidade no município do Porto".
Informação nas paragens
Como o JN publicou em maio, a implementação deste sistema de corredores inteligentes estava prevista para o primeiro semestre de 2023 mas a autarquia acabou por antecipar a sua aplicação ao abrigo do projeto europeu C-Streets, avançando com os procedimentos de contratação dos equipamentos e da plataforma.
Trata-se de um sistema colaborativo entre veículo e infraestrutura que, para além da priorização aos veículos da STCP, permitirá uma série de serviços (informações do estado do trânsito) e interoperabilidade entre centros de controlo. Este sistema consiste na instalação de RSU ("road side units") na infraestrutura do município (em específico nos controladores de tráfego que gerem as instalações luminosas do canal) e OBU ("on board units") na frota da STCP, comunicando a uma plataforma que gere a informação de todos os componentes.
Isto permitirá que, à sua passagem, o autocarro vá mudando os semáforos, ganhando prioridade. Nas paragens, os passageiros recebem em painéis eletrónicos a informação da operação das diferentes linhas/carreiras, como acontece nas estações de metro.
Este modelo será replicado em outras zonas da cidade. "O projeto a médio/longo prazo é fazer uma circular à volta do centro da cidade com CAAQ. Estamos a falar do eixo Constituição/Damião de Góis e daquele que será provavelmente o mais importante e mais fácil de implementar, o de Diogo Botelho em direção à Foz", explica Pedro Baganha.
A Fernão de Magalhães servirá portanto de teste. A implementação do sistema surgiu "a reboque da reformulação da avenida que carecia de obras profundas que demoraram algum tempo".