Cerca de quatro mil pessoas participaram na noite mais luminosa do ano em Barcelos. A “Galo Night Run”, organizada pela associação Amigos da Montanha, foi muito mais do que uma corrida e caminhada. Houve cor, música, gastronomia, milhares de pessoas divertidas e muita, muita luz.
Corpo do artigo
Desde cabeleiras, boias à cintura, passando por pessoas mascaradas de galo de Barcelos ou, então, com tanta iluminação que pareciam candeeiros andantes. Tudo valia para tentar tornar a noite ainda mais divertida. Os participantes com as indumentárias mais criativas ganharam viagens a Itália, Malta e Suíça.
A partida foi dada na ponte medieval. Ladeada pelo idílico cenário do rio Cávado, a corrida percorreu as ruas do centro da cidade de Barcelos.
No percurso, havia cinco zonas temáticas. A primeira, na frente ribeirinha, teve animação dos monitores de um ginásio local. No Parque da Cidade, os cantares e alegria contagiante do Grupo Folclórico de Barcelinhos ecoaram na noite, acompanhados por pão, chouriço e vinho. Em frente ao Teatro Gil Vicente, o apetite e a sede dos atletas foram satisfeitos com doses de pastéis de nata e sangria. Já no “Jardim Velho”, havia espumante, ao som de um DJ. As provas terminaram no areal de Barcelinhos, com a oferta de uma bifana e uma bebida.
No final, a festa fez-se pela noite dentro no areal de Barcelinhos, com bares e com o DJ Rafman.