A estação de metro de S. Bento, no Porto, teve uma manhã florida. Cerca de 700 solitários (jarras) com cravos de papel foram colocados no átrio principal, nesta terça-feira. A instalação idealizada por alunos e professores da Escola Artística de Soares dos Reis serviu para assinalar os 50 anos do 25 de Abril.
Corpo do artigo
Os solitários da instalação "Florescer da Liberdade" foram construídos nos últimos três anos por alunos do 10º ano e os cravos de papel tinham mensagens escritas pelos estudantes. As jarras e as flores podiam ser levadas pelos passageiros.
A instalação artística insere-se no Projeto 25/50 da Escola Soares dos Reis, que inclui a Marcha da Liberdade, marcada para as 10.30 horas desta quarta-feira-
"Os alunos construíram cravos de grandes dimensões, objetos, cartazes e pintaram t-shirts com frases alusivas à Revolução de Abril para levar nesta marcha", explicam os organizadores. Está prevista a participação de toda a comunidade escolar da Soares dos Reis, ou seja, cerca de 1200 pessoas.
A marcha vai partir do estabelecimento de ensino, na Rua do major David Magno, passando depois pela Avenida de Fernão de Magalhães, pelo Parque Paulo Vallada, pela Rua de Santos Pousada, pela Rua Firmeza, pela Rua de Santa Catarina, pela Rua de Passos Manuel e pela Praça dos Poveiros, terminando no Jardim Marques de Oliveira (Jardim de São Lázaro). Ali, vai haver leitura de poemas e uma atuação do Círculo de Fogo da escola. No gradeamento do jardim serão colocados cravos e cartazes.