Os autores portuenses vão passar a ter morada na Escola Secundária Alexandre Herculano. Apresentada nesta terça-feira, a Biblioteca de Autores Portuenses reunirá "cerca de 3000 exemplares bibliográficos de aproximadamente 50 autores, que nasceram ou viveram no Porto, com destaque para o patrono da escola".
Corpo do artigo
A Biblioteca de Autores Portuenses será o oitavo polo do projeto municipal Biblioteca Errante na zona oriental da cidade. "Além da consulta e leitura de títulos no local, disponibilizará empréstimo domiciliário, bem como a requisição de títulos das bibliotecas municipais para posterior entrega. Estará aberta, de segunda a sexta-feira, exceto dias feriados, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas. O acesso é gratuito", pormenoriza a Câmara do Porto.
Na biblioteca será possível encontrar "as últimas edições dos autores, mas também algumas edições especiais e monografias de escritores consagrados da literatura portuguesa". Almeida Garrett, Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, Manuel António Pina, Álvaro Magalhães, Ilse Losa, José Vaz, Manuel Jorge Marmelo, Daniel Faria ou Ana Luísa Amaral serão alguns dos autores em destaque, num espaço onde estarão obras de vários géneros: poesia, romance, conto, ensaio, crítica literária, arquitetura, pintura, desenho, história local ou literatura infantojuvenil.
A Biblioteca de Autores Portuenses será inaugurada às 16 horas. Após a sessão, pelas 17 horas, Mónica Baldaque e Jorge Sobrado apresentarão o livro "Contos, sonhos e imaginações", de Agus-tina Bessa-Luís. Na apresentação, de entrada livre, Idalinda Fitas vai ler excertos do texto.
O projeto municipal Biblioteca Errante já tem sete núcleos em funcionamento: a Biblioteca de Arqueologia, no Reservatório do Museu do Porto, a Biblioteca Marta Ortigão Sampaio, o Bibliocarro, a Biblioteca Popular de Pedro Ivo (Marquês), a Biblioteca de Cinema do Cineclube do Porto e a Biblioteca de Assuntos Portuenses (estes dois núcleos localizam-se no Arquivo Histórico Municipal do Porto) e a Biblioteca Digital Eugénio de Andrade.