Crianças com reações alérgicas. Praias de Labruge e Mindelo interditas a banhos
As praias de Labruge e Mindelo, em Vila do Conde, estão interditas a banhos. Esta manhã, várias crianças apresentaram reações alérgicas cutâneas depois de terem ido a banhos, o que levou a capitania do porto a içar a bandeira vermelha. Aguardam-se, agora, análises à qualidade da água.
Corpo do artigo
“Foram detetadas, de manhã, em Labruge, algumas crianças com reações alérgicas. Inicialmente, eram todas do mesmo infantário, mas, pouco depois, começaram a surgir casos entre os outros banhistas. Içamos, de imediato, a bandeira vermelha. Entretanto, o mesmo começou a acontecer na praia de Mindelo, que também já está com a bandeira vermelha”, explicou, ao JN, a capitã de porto.
Mónica Martins acrescenta que, pelo que já conseguiu apurar, a situação não será nova e já terá ocorrido em anos anteriores, sem que as análises tenham conseguido detetar qualquer anomalia. Ainda assim, por precaução, as duas zonas balneares estão interditas a banhos até que sejam feitas análises à água.
A Câmara de Vila do Conde já se comprometeu a contratar um laboratório para fazer análises à água, mas, sendo hoje sexta-feira, o mais provável é que as duas zonas fiquem com bandeira vermelha durante todo o fim de semana.
A capitã de porto diz que os banhistas afetados apresentavam todos os mesmo sintomas: reações alérgicas cutâneas, com vermelhidão, irritação da pele e comichão. As causas poderão ser várias. Agora, resta esperar pelas análises para perceber se haverá alguma bactéria a contaminar as águas naquelas praias.
De acordo com os dados da Agência Portuguesa do Ambiente, as praias de Labruge e Mindelo registam, desde 2011 e 2012, respetivamente, qualidade de água excelente e têm ambas Bandeira Azul e Qualidade Ouro (galardão da Quercus que avalia exclusivamente a qualidade da água).