A festa arranca já no próximo sábado e prolonga-se até dia 5 de Janeiro. Este ano, estão de volta os espetáculos para a pequenada, há mercadinho de Natal na Praça do Almada e pista de gelo no Largo do Passeio Alegre.
Corpo do artigo
No Ano Novo, o palco da festa é em frente ao Casino. Sai do Chão, Paulo Baixinho & Os Companheiros d’Aventura e o DJ João Duque animam a noite mais longa do ano que, à meia-noite, terá fogo-de-artifício.
Este ano, explicou o presidente da câmara Aires Pereira, há três novidades: um comboio que ligará todas as zonas de animação da cidade, a pista de gelo e um carrossel romântico que ficará instalado no largo Dr. David Alves, trazendo o espírito de Natal à principal zona comercial da cidade, que terá ainda animação de rua constante. A aposta forte, feita em parceria com a Associação Empresarial da Póvoa de Varzim, continuou a explicar o edil, tem como objetivo trazer gente à cidade e ao comércio local.
O arranque é já este sábado com o “Feliz Natal, Póvoa de Varzim”. O espetáculo é na Praça do Almada, a partir das 17.30 horas. Serão inauguradas as iluminações – entre elas a árvore gigante, que volta a ficar em frente aos paços do concelho -, chega o Pai Natal e os seus duendes, há fogo-de-artifício e muita música com o cantor Daniel Fernandes e o coro Feliz Natal, que conta com mais de 200 vozes.
Na Praça do Almada fica a Praça do Natal. O mercadinho de artesanato, doçarias e outros petiscos abre de segunda a sexta-feira das 15 horas às 20 horas. Ao sábado fecha às 22 horas. Ali vai ficar ainda a Casa do Pai Natal, onde o velhinho de barbas brancas estará à espera dos mais pequenos e que, todas as quartas e quintas-feiras, sempre às 18 horas, vai receber teatrinhos e musicais alusivos à quadra. A entrada é gratuita.
Do programa fazem ainda parte três momentos que são já tradição na Póvoa: no dia 8 de dezembro, o Dia da Camisola Poveira, com um desfile pelas ruas da cidade que sai da Praça do Almada às 15 horas; e, no dia 15, a cerimónia do Encontro pela Paz, a partir das 15 horas, no Pavilhão Municipal e, às 16 horas, o Concurso Delícia de Rabanada, que todos os anos elege a melhor rabanada poveira.