Ligar o Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto ao IPO de Lisboa através de uma viagem em bicicleta é o objetivo de Francisco Caldas, para dar a conhecer o projeto "Resistentes".
Corpo do artigo
"Resistentes" é o nome de uma equipa de futebol constituída por crianças portadoras da doença.
A fazer voluntariado na Pediatria do (IPO) do Porto, Francisco Caldas, natural de Cortegaça, vai pedalar para alertar para a importância de haver um projeto idêntico em Lisboa que permita proporcionar a prática desportiva em oncologia pediátrica, fortalecer a autoestima das crianças e adolescentes e promover momentos de convívio entre as crianças e as suas famílias.
A equipa já existente é constituída por crianças, adolescentes, utentes e ex-utentes do IPO, com autorização médica para o efeito. "Estou preparado para a viagem", garante Francisco, lembrando que é um atleta com atividade física regular e que, por isso, o objetivo está ao seu alcance.
Diz que a ideia é, "tentar fazer com que o projeto seja do conhecimento público, que chegue a Lisboa e depois é esperar que haja lá [em Lisboa] alguém que queira criar esta equipa".
Com o conhecimento público, o organizador espera, ainda, conquistar o apoio de todos os que quiserem contribuir. Um dos objetivos é conseguir o equipamento para a equipa. Não sendo uma necessidade material de primeira necessidade, Francisco lembra que isso contribui para aumentar a autoestima dos jovens. "Se eles tiveram o equipamento vão sentir-se uma verdadeira equipa e isso vai ajudar na autoestima", explicou.
A viagem teve início neste dia 19 de setembro, com saída da Pediatria do IPO Porto, pela manhã, e tem chegada prevista à Pediatria do IPO Lisboa no dia 22.