
Deco critica tarifário da água praticado em Paços de Ferreira
A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor - Deco criticou, esta sexta-feira, que os consumidores de Paços de Ferreira que não consumam mensalmente até um metro cúbico de água paguem uma tarifa fixa no valor de 17,47 euros.
"É com perplexidade que a Deco encara o tarifário de abastecimento e saneamento de água em Paços de Ferreira", no distrito do Porto, lê-se num comunicado enviado à Lusa.
14578975
Segundo a associação, "quem não gaste em determinado mês qualquer água ou não atinja aquele consumo terá de pagar a tal quantia".
Acrescenta que se o consumo for um metro cúbico de água "essa mesma tarifa custará 6,29 euros.
A Deco considera "inadmissível a aplicação desse critério de diferenciação", salientando que "o acesso à água deve ser garantido a um custo socialmente aceitável".
Face à situação, acrescenta-se no comunicado, "vários utilizadores que têm consumos de água mais baixos ou nulos desperdiçam-na propositadamente para poderem ver a sua fatura reduzida".
A Deco informa que já comunicou a sua posição às entidades visadas e acompanhará de perto esta situação, "exigindo a aplicação de um tarifário que salvaguarde os interesses dos utilizadores e promova uma utilização sustentável e eficiente deste recurso finito que é a água".
