A Câmara Municipal de Valongo promove, até este domingo, a Semana Europeia de Democracia Local, uma iniciativa que inclui uma série de eventos que envolvem a comunidade e que têm entrada gratuita.
Corpo do artigo
Pelo sexto ano consecutivo, a autarquia valonguense associa-se à Semana Europeia de Democracia Local, um evento anual que tem por missão estimular as autoridades locais dos Estados Membros do Conselho da Europa a refletirem sobre as responsabilidades como elementos cruciais nas sociedades democráticas. Durante esta semana, tiveram lugar diversas atividades, tais como a inauguração do projeto "Sala do Futuro", vencedor da quinta edição do Orçamento Participativo Jovem de Valongo, e apresentação da edição 2018/19; a apresentação de boas práticas do município no âmbito da cidadania ("Aquilo que Somos"); o primeiro encontro de proponentes de Orçamentos Participativos Jovens; curso breve de Cidadania local com a Universidade do Minho; o lançamento e a apresentação do Índice de Sustentabilidade Municipal e do projeto CESOP Local - "Territórios Sustentáveis", da autoria da Universidade Católica Portuguesa.
O ponto alto da Semana Europeia decorreu ontem, no Museu Municipal de Valongo, com a realização da conferência internacional "Caminhos a Seguir", que contou com a presença do francês Yves Cabannes, professor emérito de Planeamento do Desenvolvimento na Universidade de Londres; do espanhol José de Molina, presidente do Conselho de Transparência da Região de Múrcia; dos russos Ivan Shulga e Anna Sukhova, especialistas do Banco Mundial para as questões da Transparência, e dos portugueses Paulo Pereira, professor na Universidade do Minho, e Sara Fernandes, "special advisor" da Universidade da Nações Unidas, bem como de José Manuel Ribeiro, edil de Valongo e presidente da Rede de Autarquias Participativas, e de Gisela Barbosa, coordenadora da área da Juventude da Câmara Municipal.
Ao longo de quase quatro horas foram debatidos temas como os orçamentos participativos pelo mundo, a democratização das instituições públicas a partir da participação cidadã, a importância da transparência na gestão de atos aplicados aos governos locais e as cidades inteligentes e sustentáveis, entre outras questões.
Para esta sexta-feira, a partir das 9 horas, estão programados vários workshops e, à noite, pelas 21.45 horas, a peça de teatro "A Batalha da Ponte Ferreira", do encenador Júnior Sampaio, no Fórum Cultural de Ermesinde. Amanhã, sábado, pelas 10 horas, terá lugar o primeiro diálogo estruturado de jovens do concelho, na Escola E.B. 2.3 S. Lourenço, em Ermesinde, espaço que acolhe, pelas 15 horas, o lançamento dos projetos Orçamento Participativo Jovem de Valongo "Projeto(ME) - Mais Emprego" e "Juventude + Esclarecida", que inclui uma primeira palestra com a atriz Mariana Monteiro.
No domingo estão agendadas atividades lúdicas e desportivas, como uma mega aula de hidroginástica. Até dia 26, decorre o curso de Língua Gestual Portuguesa para nível de iniciados e intermédio (Sala do Arquivo Municipal), a criação de montras de livros nas bibliotecas concelhias dedicadas à cidadania e as exposições "Comunidade mais Esclarecida, comunidade mais Participativa" (Escola Secundária de Campo) e "Manual Breve de Cidadania local" (Escola Secundária de Ermesinde). Desde o passado dia 15 e até 12 de março decorre o concurso sobre a Democracia Local - Curtas de Valongo - "O Meu Município".