No Facebook e nos emails, esta sexta-feira foi dia de mobilização e indignação: a denúncia dos jovens agredidos por militares da GNR por falta de pagamento da viagem de comboio de uma cadela tornou-se viral.
Corpo do artigo
O relato de Marlene Melo, no Facebook, do incidente ocorrido na quinta-feira à tarde rapidamente correu o país inteiro. A publicação, visível para todos apesar de a página estar resguardada, reuniu, em pouco tempo, algumas dezenas de comentários e largas dezenas de "gostos". Rapidamente, inspirou outras publicações e a denúncia tornou-se o facto do dia. Só o texto original, acompanhado de fotografias da ocorrência, deu origem a mais de quatro mil partilhas.
O carácter viral da publicação levou mesmo a PSP a falar do assunto na página do Facebook, depois de ter sido inundada de comentários negativos. No "post", que recebeu largas centenas de "gostos", a PSP refere que recebeu "inúmeras queixas" referentes ao episódio, não deixando de salientar que esta situação ocorreu fora da sua "alçada de intervenção", pois os elementos em questão pertencem à GNR.
Já na página da GNR, curiosamente, o assunto estava ausente de todos os comentários. Nenhuma publicação foi feita sobre o incidente e apenas se podia ler, ao final da tarde, um comentário isolado sobre o assunto, que parecia responder a um outro comentário negativo (que não estava visível) e onde se defendia a atuação dos militares envolvidos.