Um homem de 71 anos, residente no Sabugal, foi burlado por dois desconhecidos em 7500 euros, informou hoje, quarta-feira, a GNR da Guarda.
Corpo do artigo
O tenente-coronel Cunha Rasteiro, relações públicas do Comando Territorial da GNR da Guarda, disse à agência Lusa que o septuagenário foi abordado ontem, terça-feira, à hora de almoço, por dois homens junto ao Mercado Municipal do Sabugal, tendo sido enganado pelo "velho método do dinheiro para dividir pelos pobres".
"Inicialmente, o idoso foi abordado por um indivíduo que lhe disse que um familiar estava à beira da morte e que tinha uma determinada quantia em dinheiro para doar aos pobres. Depois, apareceu um segundo sujeito e sugeriu que o dinheiro fosse dividido entre os três, mas o idoso também teria de contribuir com algum", explicou.
Cunha Rasteiro acrescentou que o homem, após ter aceite colaborar com os desconhecidos, dirigiu-se a uma dependência bancária daquela cidade para levantar sete mil euros, "mas a funcionária disse-lhe que não tinha aquela quantia disponível e deu-lhe apenas 500 euros".
"Então, os dois indivíduos transportaram-no até à Guarda, onde o idoso levantou mais sete mil euros que lhes entregou de imediato", referiu.
Os burlões pediram ao idoso "para ir aos correios comprar uma folha de papel azul" e quando o homem "regressou para junto deles, já não os viu no local onde os deixara", tendo regressado ao Sabugal e apresentado queixa no posto local da GNR.
O tenente-coronel Cunha Rasteiro disse à Lusa tratar-se do segundo caso de burla com idosos registado em 2011 no distrito da Guarda.
No dia 12 de Janeiro, uma mulher de 73 anos, moradora em Penaverde, Aguiar da Beira, foi abordada por um indivíduo "que se fez passar por funcionário da Segurança Social, dizendo-lhe que as notas de 50 euros iam acabar e que estava ali para as trocar, caso as tivesse em casa".
A idosa entregou-lhe 800 euros em notas e várias peças de ouro, tendo sido burlada em cerca de 2050 euros, segundo a GNR.