Cerca de 150 postos de trabalho serão criados no concelho de Tondela, distrito de Viseu, em 16 projectos nas áreas industrial e comercial que atingem os 34 milhões de euros de investimento.
Corpo do artigo
Dos 16 projectos de investimento apresentados esta quarta-feira pelo presidente da Câmara de Tondela, Carlos Marta, dois têm um "especial enfoque" na exportação.
A "Arku New", empresa que se dedica ao fabrico de mobiliário para farmácias, vai investir 400 mil euros no alargamento das instalações, e a "Paleuro", na área das paletes de madeira para a indústria, vai investir dois milhões de euros.
Estes investimentos, como explicou Carlos Marta à Lusa, são de "grande importância", porque permitem criar cerca de 150 postos de trabalho "num momento em que o país atravessa um problema grave de desemprego".
"São ainda um sinal claro de que o concelho de Tondela mantém um potencial muito interessante de atracção de investimento", adiantou o autarca.
Os 16 projectos de investimento, cerca de metade já em curso, estão distribuídos pelos três parques industriais do município, na cidade de Tondela, em Lajedo e em Vilar de Besteiros.
Para que fosse possível manter esta atracção de investimentos, apontou ainda Carlos Marta, a autarquia disponibilizou diversos terrenos bem como infraestruturas naqueles parques industriais.
O presidente da autarquia destacou ainda a construção de uma mini hídrica em São João do Monte, que representa 15 milhões de euros de investimento.
O autarca social-democrata frisou, por outro lado, a importância do "contributo que o município está a dar para que o país melhor combata a crise. É mesmo um sinal que estamos a dar de que a crise pode ser claramente vencida, especialmente pelo que estes investimentos representam na área das exportações".
"A forma como mantemos uma boa relação com as empresas, como nos disponibilizamos a estar sempre ao seu lado na resolução de problemas onde podemos intervir é, também, uma das razões para que tenhamos este desempenho", acrescentou o presidente da Câmara de Tondela.