Santa Maria da Feira está em festa entre 7 de junho e 27 de julho. São 12 dias de programação, 16 espetáculos de acesso gratuito em várias freguesias do território feirense em mais um “Artes em Itinerância”.
Corpo do artigo
Dino D’Santiago, Iolanda, Plutónio, DJ Diego Miranda, Joana Espadinha e Peste e Sida são apenas alguns dos nomes que constam do programa de descentralização cultural promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, com “paragens” em nove freguesias do concelho.
De acordo com a organização, cada espaço público de Rio Meão, Argoncilhe, Fornos, Canedo, Paços de Brandão, Lourosa, S. Paio de Oleiros, Romariz e Nogueira da Regedoura, “transforma-se num palco único por onde vão passar talentos locais, mas também nomes nacionais e internacionais que marcam as artes de rua, o circo, o teatro, o cinema e a música”.
A abrir a programação, a 7 de junho, às 22 horas, há um concerto de Iolanda. Vencedora da última edição do Festival da Canção, vai subir ao palco do Largo de Santo António, em Rio Meão.
No dia seguinte, 8 de junho, o Parque de Lazer, em Argoncilhe, recebe Dino D’Santiago. Em território feirense, Dino D’Santiago sobe ao palco com a Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira. A primeira parte do concerto de Dino D’Santiago vai ser protagonizado por um feirense, Lécio Dias, que sobe ao palco com o seu projeto, Firgun.
Joana Espadinha vai protagonizar o espetáculo agendado para o dia 22 de junho, às 19 horas, no Porto Carvoeiro, na freguesia de Canedo, que “enverga” o título de Aldeia de Portugal e é o único local do concelho banhado pelo rio Douro.
O rapper e cantor Plutónio estará no Parque da Cidade de Lourosa, a 5 de julho, às 22 horas. A primeira parte do concerto vai estar a cargo do DJ Order.
No mesmo local, Parque da Cidade de Lourosa, mas no dia seguinte, 6 de julho, às 22 horas, o palco é para o DJ Diego Miranda. A primeira parte deste grande concerto é garantida pelo DJ Perez.
Peste & Sida, uma das históricas bandas dos anos 80 da música portuguesa encerram a programação “Artes em Itinerância”, no dia 27 de julho, às 22 horas, no Campo de Futebol da ADNR, em Nogueira da Regedoura.
Cinema, a instalação “Esta Pessoa não Existe”, de Elisabete Sousa, o espetáculo de circo T0+1, por Thorsten Grutjeno, o concerto com Noiserv, a visita teatralizada Kronoscópio, no Castro de Romariz, integram igualmente a programação do Artes em Itinerância.