O administrador apostólico da Diocese de Beja, D. João Marcos, vai ser homenageado, esta segunda-feira, depois da sua renúncia ao cargo ter sido aceite pelo Papa Francisco.
Corpo do artigo
A homenagem ao Bispo Emérito de Beja, que teve durante oito anos a seu cargo a diocese que junta os 14 concelhos do distrito do Baixo Alentejo e os quatro do Litoral Alentejano, começa com uma Eucaristia, a partir das 18.30 horas na Igreja do Carmo, seguido de um jantar no Salão Paroquial.
Após a aceitação da renúncia do cargo, o papa nomeou, em 21 de março de 2024, para o cargo D. Francisco Paiva, do clero de Setúbal, que se vai tornar no 15.º Bispo de Beja.
Em março de 2023, D. João Marcos viu-se envolvido na polémica dos abusos sexuais de menores na Igreja Católica, depois de ter sido divulgado que não havia respondido ao pedido de entrevista da Comissão Independente (CI). O bispo alegou problemas de saúde que lhe provocaram falhas de memória. Por escrito terá respondido à CI a dar conta de um resumo dos casos encontrados em arquivos, sustentando não ter os nomes de padres suspeitos. A polémica subiu de tom quando D. João Marcos defendeu “o perdão para os sacerdotes arrependidos e que façam penitência e reparação do mal feito”, justificou.
D. João Marcos, o “Bispo Pintor”
Natural de Monteperobolso, concelho de Almeida, foi ordenado sacerdote em 23 de junho de 1974, tendo sido nomeado bispo coadjutor de Beja em 10 de outubro de 2014 e em 23 de novembro desse mesmo ano recebeu a ordenação episcopal. Dois anos depois, substituiu D. António Vitalino Dantas. Além do curso teológico no Instituto Superior de Estudos Teológicos do patriarcado, frequentou o curso de pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, hoje Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. A sua “queda” para a pintura e longo tempo passado entre telas e pincéis, levou a que fosse apelidado de “Bispo Pintor”.
D. João Marcos, que nasceu em 1949, tem 74 anos. A ordenação presbiteral ocorreu em 1974, a nomeação e ordenação episcopal em 2014, tendo a renúncia ao cargo de bispo sido agora aceite em 2024.