Por pesar 19 quilos, médico de Jorge Dias não aconselha, para já, inoculação contra a covid-19
Corpo do artigo
Há mais de um mês à procura de respostas, Jorge Dias, de 46 anos, continua à espera da convocatória para tomar a vacina contra a covid-19. O doente de risco, diagnosticado em criança com artrite reumatóide infantil, pesa 19 quilos e faz hemodiálise desde os 33 anos, como consequência da muita medicação.
13505077
É precisamente por ter o peso de criança que surgiram várias dúvidas sobre se Jorge Dias deve ou não tomar a vacina, que "é para adultos", enquanto não são conhecidos os resultados dos ensaios clínicos da Moderna em crianças. Por isso, até hoje, ainda "não deram nenhuma informação", afirma o doente ao JN.
"Todos aconselham"
Apesar de a médica de família ter aconselhado a toma, garante Jorge Dias, a preocupação do médico que o acompanha na Clínica de Hemodiálise do Porto (CHP), recai na possibilidade o doente "desenvolver respostas muito inesperadas", explicou ao JN.
13509904
Ainda assim, o doente diz não compreender a apreensão, uma vez que reuniu várias opiniões de outros médicos e "todos aconselham a tomar a vacina".
"Dizem que o risco, para mim, é muito maior se não a tomar", justifica Jorge Dias.