"Há 70 anos a unir gerações". O slogan assinala a atividade do Mercado Bom Sucesso, situado na zona da Boavista, no Porto, que comemora sete décadas com um programa de animação, em que um dos pontos altos acontece esta quinta-feira, às 21 horas, com o concerto de Pedro Abrunhosa.
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Até sexta-feira haverá também degustações com provas sensoriais - como o novo éclair criado pela Leitaria da Quinta do Paço, para assinalar a efeméride -, o espetáculo dos The Sensual Theme Show, esta sexta-feira, às 21 horas, e uma intervenção artística, esta quinta e sexta-feira, com a pintura de um mural da autoria da artista Mariana, a Miserável.
A data serve também para revelar o mais recente projeto de requalificação do Bom Sucesso, resultante da parceria entre a Mercado Prime, de Luísa Amorim, e a Sonae Sierra, e que mostra "uma requalificação muito focada no piso zero", que passou "pela substituição das bancas para dar uma visão mais ampla do espaço", contou ao JN, Marco Massano, diretor do Mercado Bom Sucesso, que salienta o facto de o mercado continuar a ser "o ponto de encontro dos portuenses".
A requalificação passou também pela montagem de uma escada rolante, apenas no sentido ascendente, pela introdução de novo mobiliário, e pela criação de uma "entrada mais digna" para a Fundação Manuel António da Mota. Alterações, que, segundo o mesmo responsável, tiveram "as devidas aprovações da Câmara do Porto e da Direção Regional de Cultura do Norte".
Marco Massano destacou ainda que "a ocupação de todo o piso zero está a 100% com 26 bancas".
De resto, dois novos espaços que estão "em fase de contratação" vão abrir em breve: "Um é de comida tradicional portuguesa e outra internacional", referiu o diretor, preferindo não adiantar ainda nomes.
Já no piso de cima está "em fase de comercialização um conceito de restaurante com serviço de mesa".
Pérola do Bom Sucesso
Fundada em 1961, a Pérola do Bom Sucesso acompanha desde a inauguração do mercado a evolução deste edifício instalado na Boavista.
À frente do negócio mantém-se Antero Pinto, 82 anos, que "de segunda a sábado chega ao estabelecimento às 6.30 horas para o abrir às sete", conta embevecido Nuno Pinto, 46 anos, o filho mais novo, que mantém "uma ligação emocional" à mercearia fina.
"Em miúdo passava as férias de Natal, da Páscoa e as de verão a ajudar o pai no negócio. Na altura não achava muita piada, sobretudo quando via os meus colegas a ir para a praia, mas hoje sei reconhecer que foi uma boa experiência", contou Nuno.
O pai Antero não pensa "para já" em reformar-se e o filho, que já registou a marca Pérola do Bom Sucesso, não quer pensar na sucessão do negócio.
Ainda assim, acredita que o futuro pode passar por introduzir o negócio no online.