Um despiste de um automóvel ligeiro no IC2, em Cernache, Coimbra, causou a morte a cinco peregrinos que se dirigiam para Fátima, na madrugada deste sábado.
Corpo do artigo
As vítimas faziam parte de um grupo de 80 peregrinos vindo da zona de Mortágua, quando, pelas 4 horas, foram atingidas por um automóvel.
As vítimas mortais têm idades compreendidas entre os 17 e os 50 anos de idade. Dois escuteiros com 17 e 18 anos estão entre os mortos.
Seis doentes deram entrada no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, mas um - de 17 anos - acabou por morrer, informou o Gabinete de Comunicação da instituição. Atualmente, estão quatro doentes em estado grave.
Entre os feridos encontram-se dois homens, de 64 e 71 anos, politraumatizados e clinicamente estáveis, e uma mulher, de 23 anos, com fraturas nos membros inferiores e num membro superior, segundo a mesma fonte. Um menor, de 16 anos, também está clinicamente estável.
Um dos feridos é o condutor do automóvel. Tem 24 anos. Já teve alta e foi levado pela GNR.
O acidente ocorreu no sentido Sul/Norte, ao quilómetro 178,8. Os peregrinos seguiam a pé no mesmo sentido, mas na faixa contrária.
Após o acidente, os cerca de 70 peregrinos que faziam parte do grupo foram encaminhados para quartel dos Bombeiros Voluntários de Condeixa, onde estão a ser acompanhados por psicólogos sda autarquia e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
No local, estiveram os Bombeiros Sapadores de Coimbra, os Bombeiros Voluntários de Condeixa, o INEM e a GNR, num total de 51 elementos, apoiados por 22 viaturas.