Duas pessoas morreram e outra ficou ferida, ontem, na sequência de três acidentes ocorridos no Centro do país. Os casos mais graves aconteceram em Pataias - um comboio esmagou o condutor de um carro - e em Alcanena - um tractor tombou sobre um sexagenário.
Corpo do artigo
Passavam poucos minutos das nove horas da manhã quando um comboio, que seguia no sentido Sul-Norte, colidiu com um veículo ligeiro na linha ferroviária do Oeste, em Pataias, concelho de Alcobaça. Um homem de 78 anos, residente em Melva, na freguesia de Pataias, era o único ocupante da viatura e terá tido morte imediata.
O acidente levou a que a circulação ferroviária estivesse parada durante cerca de uma hora e meia, sendo retomada pelas 10.30 horas. O local situa-se a um quilómetro da estação Pataias-Gare, numa passagem de nível que liga Pataias à Quinta da Boubã. "É uma passagem sinalizada, mas sem guarda, explica o comandante dos Bombeiros Voluntários de Pataias, Nélio Gomes. "Aquela passagem é um caminho feito por muita gente e, de vez em quando, acontecem acidentes no local, alguns mortais", completa.
Ao local acorreram nove homens, apoiados por três viaturas das corporações de bombeiros de Pataias e da Marinha Grande, bem como a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM. O óbito do ocupante do veículo ligeiro foi confirmado pelas autoridades no local do acidente.
Ferido em colisão com carro
Em Proença-a-Nova, um homem na casa dos 50 anos ficou ferido, após a moto em que circulava ter colidido com um veículo ligeiro. O acidente deu-se por volta das 14 horas, na Estrada Nacional 233, num local conhecido como o Pontão do Laranjeiro.
Ao local deslocaram-se oito homens dos Bombeiros de Proença-a-Nova e a GNR. O Centro de Orientação de Doentes Urgentes de Coimbra (CODU) accionou um helicóptero para fazer a evacuação da vítima a partir da pista das Moitas, situada próximo do local do acidente.
Segundo o Centro Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco, o ferido foi inicialmente classificado como grave, mas após uma segunda avaliação concluiu-se que tinha ferimentos ligeiros. O sinistrado foi transportado de helicóptero da pista das Moitas para o Hospital de Castelo Branco.
* COM LUSA