A iniciativa da Associação Empresarial de Vila Real (Nervir) realiza-se na capital de distrito e também em Alijó e Vila Pouca de Aguiar, nos dias 8 e 9 de maio.
Corpo do artigo
Vila Real, Alijó e Vila Pouca de Aguiar acolhem, esta quarta e quinta-feira, o primeiro Fórum Empresarial do Douro. O evento é organizado pela Nervir - Associação Empresarial de Vila Real, e tem como objetivo ajudar as empresas da região a mostrar-se e a ganharem escala.
O fórum é uma iniciativa que a direção, liderada por Mário Rodrigues, começou a idealizar quando iniciou o mandato em maio de 2023. Já na altura defendia a organização de um "grande evento anual". O objetivo seria "mostrar o que as empresas já fazem bem" e levar ao Douro "a visão de outras pessoas sobre o que fazer nos próximos tempos".
Chegados ao primeiro Fórum Empresarial do Douro, a pretensão continua a ser contribuir para "valorizar as empresas" transmontanas e durienses, de modo que possam "ganhar escala e ser mais fortes".
O programa está dividido por três locais (Vila Real, Alijó e Vila Pouca de Aguiar) para que um fórum não fique concentrado na capital de distrito, sede da Nervir.
Vila Real acolhe, esta quarta-feira de manhã, na Casa de Mateus, um debate sobre "Os desafios e o futuro das empresas em territórios de baixa densidade". Segue-se outro sobre "O impacto do Portugal 2030 e do Programa de Recuperação e Resiliência para as pequenas e médias empresas". "O associativismo como fator crítico para o desenvolvimento dos territórios e das empresas" é o tema para o último painel matinal.
Durante a tarde, há duas sessões em Vila Real. Uma dedicada à "Indústria transformadora" (no Régia Douro Park) e outra sobre "As novas tecnologias e o digital" (na UTAD). O "Agroalimentar, o turismo e o vinho" vai ser debatido no Teatro
Auditório de Alijó e a "Engenharia, arquitetura e construção" vai ser discutida no Auditório Municipal de Vila Pouca de Aguiar.
Como o fórum também pretende ser uma oportunidade para as empresas fazerem negócios, vão poder contactar com representantes de câmaras de comércio e indústria e com potenciais clientes nacionais e internacionais (Espanha e Países Baixos). Este programa está reservado para quinta-feira.
Estão confirmadas presenças de representantes da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, das câmaras de comércio e indústria luso-espanhola, luso-alemã, luso-chinesa, de Portugal - Hong-Kong, da Câmara de Comércio Luso-Belga-Luxemburguesa e da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Valladolid (Espanha), bem como do Consulado Honorário da República de Angola.