Corpo do artigo
Antonino de Sousa, presidente da Câmara de Penafiel que lidera os destinos da autarquia desde 2013, é recandidato a um terceiro e último mandato. Mantém-se também a coligação "Penafiel Quer" (PSD/CDS), que gere a autarquia desde 2001. Nas autárquicas de 2017, a candidatura liderada por Antonino de Sousa obteve 51,87% dos votos, reforçando a maioria.
Antonino de Sousa foi eleito pela coligação "Penafiel Quer" (PSD/CDS), que gere a autarquia desde 2001, e que, ao que tudo indica, deverá manter-se. Nas autárquicas de 2017, a candidatura liderada por Antonino de Sousa obteve 51,87% dos votos, reforçando a maioria.
Como principal opositor terá Paulo Araújo Correia, que começou por ser candidato do PS, mas é agora o rosto da coligação "Penafiel Unido", que junta o PS e o RIR (Reagir. Incluir. Reciclar), partido fundado por Vitorino Silva, mais conhecido como Tino de Rans. Paulo Araújo Correia é advogado e foi, até outubro passado, adjunto no gabinete do ministro das Infraestruturas e da Habitação. Nas últimas autárquicas o PS reuniu 34,84% dos votos e o TOP, movimento liderado por Tino de Rans, 6,22%.
Pela CDU, o professor Bruno Sousa repete a candidatura de há quatro anos. Em 2017, a lista que encabeçou obteve 1,52% dos votos.
Duarte Graça, de 23 anos, será o candidato à Câmara pelo Bloco de Esquerda. Nas últimas autárquicas, com um rosto diferente, a candidatura do partido conseguiu 1,12% dos votos.
Está também já assumida uma candidatura do Chega. Será liderada por Carla Silvestre, advogada e presidente do Chega Mulheres da Distrital do Porto.