Encontro internacional realiza-se na Póvoa de Varzim pela 13.ª vez e conta com nove espetáculos, um concerto e um debate sob a vertente feminina.
Corpo do artigo
Nove espetáculos, um concerto, um debate, uma sessão de cinema e a festa dos 25 anos do Varazim Teatro. Será assim o É-Aqui-in-Ócio. Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia, Uruguai e Guiné-Bissau estarão representados na 13.ª edição do Festival Internacional de Teatro da Póvoa de Varzim, que quer dar voz ao feminino. É a partir do dia 23 até 1 de outubro.
"Um só Ventre, Uma mesma Origem, A nossa Humanidade, Mulher". É este o mote para uma edição que, promete a diretora de comunicação do Varazim Teatro, Joana Soares, será "das mais intensas" de sempre. A mulher, a sua condição na sociedade, o reconhecimento da sua importância e a igualdade de género serão temas para reflexão.
A inclusão é preocupação e, por isso mesmo, dois dos espetáculos terão audiodescrição, um com tradução em língua gestual e outro legendagem.
A abrir o festival, sobe ao palco, nos dias 23, 24 e 25, "Veias de Sal numa Terra com Lágrimas de Mar", um espetáculo da Companhia Certa, do Varazim Teatro.
Trata-se de "um mergulho na alma da cidade", percorrendo "alguns dos momentos marcantes" da sua história, com "foco na poveira - pescadeira, tricana, matriarca, mulher" - e no quanto ela pesou na construção da identidade coletiva local.
A fechar, no dia 1 de outubro, "Antígona 3 por 3,5", da Companhia do Chapitô, e "Eu Fêmea", do Teatro do Mar. Pelo meio, ficam "Da Voz Humana" pela Escola de Mulheres, "Mater" do Teatro Livre, "Mulher Destejida" da Con Ciência y Arte, "Libre coma os Paxaros" do Teatro Atlántico, "Criaturas Domésticas" de Lucia Trentini e "Retrópica" de Mari Paula Dance & Performance.
"A mulher: corpo, imagem, identidade" é o tema da mesa de reflexão, que, no dia 24, contará com a presença de Maria Gil, atriz e ativista cigana e do Instituto da Mulher Negra. A 29, há cinema com "Noite de Estreia", de John Cassavetes.
A Varazim Teatro é uma Associação Cultural, com atividade na área do teatro, fundada em 1997, que tem como missão a criação de espetáculos de teatro em todas as suas vertentes e o desenvolvimento de públicos através de ações de formação.