Autor de instalação artística polémica no centro do Porto garante que a obra trará mais iluminação e conforto.
Corpo do artigo
A instalação artística promovida pela Câmara do Porto para dinamizar e dar visibilidade à atividade comercial da Rua da Picaria, do Largo Mompilher, da Rua da Conceição e do Lago Alberto Pimentel já está iluminada e promete alegrar esta zona da Baixa até setembro, apesar do descontentamento de alguns moradores e comerciantes que contestam a estrutura. O autor do projeto, o arquiteto Nuno Pimenta, diz que "é normal que este género de intervenções temporárias cause inicialmente uma certa estranheza".
Durante a noite, toda a intervenção mostra-se iluminada através do recurso a fitas LED de exterior. "Neste projeto são usadas redes de proteção de andaimes, estruturas de andaimes e iluminação led. Além da minha formação artística, tenho também formação em arquitetura e, talvez por isso, goste de usar materiais convencionais associados à construção", explicou ao JN Nuno Pimenta.
O posicionamento oblíquo das faixas, além de potenciar o seu registo cromático vibrante, acentua a perceção do seu movimento em direção às duas praças. Foi criada uma linha azul semitransparente que serpenteia as estreitas ruas da Picaria e da Conceição, que sugere a visita aos diferentes estabelecimentos comerciais.
Mais iluminação
A ideia da instalação foi mal recebida pelos moradores, fartos do barulho provocado pela movida. Alguns dos comerciantes e proprietários de bares acompanharam as críticas por considerarem que o local não necessita de maior promoção ao contrário de outras áreas.
"A intervenção não trará mais animação, trará mais iluminação e conforto na utilização do espaço público, o que estimulará a permanência e não apenas circulação de quem passa por aquele local", contrapõe o autor, que diz ter feito "todos os esforços para garantir a circulação de viaturas e pessoas de forma livre e segura durante a construção, assim como o conforto de moradores e comerciantes".
Quanto à polémica, o arquiteto acha normal a "estranheza", embora a intervenção traga novas perspetivas e novas direções para o futuro daquele local.
Até setembro
Instalação artística temporária para a iniciativa "Lojas na Rua"tem o objetivo de dinamizar o comércio local no percurso entre a Rua da Picaria e o Largo de Alberto Pimentel até 17 de setembro.
Locais de repouso
As estruturas de andaimes permitem a criação de novas valências e funções nos dois largos, nomeadamente locais de repouso, convívio e entretenimento.
Faixa serpenteia
O azul é a cor dominante da faixa semitransparente de grande escala (feita em rede de proteção de andaimes) que ziguezagueia entre os edifícios destas estreitas artérias até aos dois largos.