Executivo da única autarquia ganha pelo PS no município pediu a demissão após queixa da Câmara por "indícios de gestão danosa"
Corpo do artigo
As eleições intercalares na freguesia de São Jacinto decorrerão previsivelmente em novembro, afirmou esta segunda-feira o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves (PSD-CDS), numa conferência de imprensa em que abordou vários assuntos da única freguesia do concelho ganha pelo PS à coligação de direita. O presidente da Junta, António Aguiar, e os restantes membros do executivo pediram a demissão na sequência das acusações que levaram a Câmara "a solicitar às entidades competentes que averiguem fortes indícios de gestão danosa" que, disse Ribau Esteves na última Assembleia Geral, "podem suscitar questões judiciais ou até criminais".
Um dos problemas é o parque de campismo municipal de São Jacinto, que era gerido pela Junta, mas que a Câmara vai assumir, tendo dado um prazo para a Junta desocupar o parque até 31 de outubro, de forma a que no dia seguinte feche para obras urgentes de qualificação das infraestruturas e tratar do licenciamento. A autarquia quer "investir o necessário para o reabrir com qualidade e referenciado com quatro estrelas", anunciou hoje Ribau Esteves.
A marcação de eleições não é, contudo, o único processo de São Jacinto que a Câmara está a tratar com o Governo. O Município vai ativar o aeródromo municipal no Regimento de Infantaria nº10, que será gerido pela Câmara e contará com a parceria de aeroclubes, clubes de paraquedismo, escolas de formação e Universidade de Aveiro, dada a aposta na área espacial. O acordo de princípio com o Exército já existe, adiantou o edil, que aguarda uma reunião com a Ministra da Defesa, Helena Carreiras, para formalizar o entendimento.
O presidente da Câmara revelou ainda que o projeto da ciclovia entre São Jacinto e a Torreira (Murtosa) está terminado. Terá três metros de largura, com passadiços de madeira, várias zonas com aterro e uma extensão de nove quilómetros e custará dois milhões de euros. Tratando-se de uma ciclovia, Ribau Esteves assume estar a trabalhar com o Turismo de Portugal para obter financiamento.
Festival Dunas de São Jacinto
O Festival Dunas de São Jacinto, organizado pelo Município, regressa de 26 a 28 deste mês, para três dias de atividades culturais, desportivas e de lazer de acesso livre. Do cartaz musical fazem parte Noble e No Maka (26 de agosto), Expensive Soul (27 de agosto) e os Santamaria (28 de agosto).
O festival "Prio Air Show", que juntará mais de uma dezena de aeronaves, realiza-se sábado (27), às 15 horas, e no domingo (28), decorre o "Fly-In Dunas", que acolherá mais de 70 aeronaves ultraleves, que vão aterrar e poder ser visitadas das 14 às 17 horas, na pista do Regimento de Infantaria nº10.