Elias Barros vai passar a vereador sem pelouros na Câmara Municipal de Paredes, por razões profissionais. A alteração na gestão municipal foi anunciada esta sexta-feira à tarde, numa conferência de imprensa, por Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes.
Corpo do artigo
Aos jornalistas, Elias Barros, que era vereador com os pelouros do Urbanismo e das Atividade Económicas, assim como vice-presidente da autarquia, disse que decidiu entregar os pelouros, mantendo o cargo de vereador, por razões profissionais. Falou de “desafios maiores”, que exigem dedicação não compatível com a exigência das funções de vereador, mas garantiu que os compromissos que tem com o município “serão cumpridos até ao final do mandato”, daí continuar como vereador.
Apesar da mudança, Elias Barros garantiu que estará “ao lado do executivo”, e deixou uma palavra de agradecimento à equipa, assim como a Alexandre Almeida, pela forma como compreendeu a sua tomada de posição. “Para além do respeito que tenho por ele, temos uma amizade de 30 anos, que existia, existe e continuará a existir”, referiu, afastando a possibilidade de haver algum mau estar com esta decisão, ou até mesmo a intenção de poder vir a liderar um projeto, no futuro, à Câmara Municipal. “Se algum dia voltar a assumir algum cargo político, será sempre nas listas do Alexandre Almeida”, assegurou.
Elias Barros, que foi presidente da Junta de Freguesia de Rebordosa durante oito anos, vereador no município sete, três dos quais como vice-presidente, entendeu que, de momento, “não iria poder continuar a honrar o compromisso” que assumiu com o município, de “forma intensa, dedicada, correta e honesta de estar todos os dias” e, aos jornalistas, manifestou-se orgulhoso “do trabalho e dedicação” que teve. “Trabalhei muito, fiz muito, errei, mas tenho a consciência de que fiz o meu trabalho com toda a dedicação, com intensidade”, concluiu.
Alexandre Almeida destacou a “dedicação” e o excelente trabalho que Elias Barros realizou e garantiu que continuará a contar com o seu apoio na gestão municipal e nos projetos que têm para o concelho de Paredes.
Com esta reorganização, o pelouro do Urbanismo será entregue a Tânia Ribeiro e o das Atividades Económicas ficará a cargo de Alexandre Almeida. Paulo Silva assumirá o cargo de vice-presidente, assim como o de administrador do Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS), que também era ocupado por Elias Barros.