Benfica pode aproveitar direitos de imagem de José Mourinho que o Chelsea segurou por 20 anos
José Mourinho, treinador do Benfica, é o melhor veículo para a marca do clube chegar a novos mercados. SAD pode aproveitar o fim do contrato de exclusividade de 20 anos com o Chelsea, que terminou em março.
Corpo do artigo
A chegada de José Mourinho ao Benfica abre um leque de oportunidades com que muitos clubes nem sonham que existem e promete testar a capacidade dos profissionais de marketing e comunicação dos encarnados. O anúncio da contratação do treinador português junta duas marcas fortes no mercado, cuja dimensão pode ser mutuamente aproveitada para crescer, embora, nesta fase inicial, o Benfica surja como o primeiro beneficiado, ao contratar um treinador com uma dimensão superior, que conta com mais de 5,2 milhões de seguidores no Instagram - o Benfica soma pouco mais de 3,4 milhões - e que arrasta com ele consumidores potenciais dos quatro cantos do Mundo, que poderão ajudar o emblema da Luz a crescer para além das fronteiras nacionais.
"Quando o Mourinho entrou no Benfica, o Instagram do clube cresceu logo. Mas vai trazer mais comunicação. Vamos ter uma internacionalização definitiva do Benfica, que já começou com a notícia da sua contratação e com os comentários de vários ex-jogadores do clube. Esta internacionalização que o Benfica não tinha com outros treinadores tem agora de ser aproveitada. Mas sabemos que se a bola entra isto explode, se não entra é outra coisa, como já se percebeu no empate com o Rio Ave", explicou, ao JN, Paulo Rossas, diretor de inovação da Lisbon Digital School.