Viana do Castelo prepara-se para acolher, de 11 a 13 de abril, cerca de 100 pilotos de 16 nacionalidades, que vão disputar uma etapa do Hertz FIM TrialGP World Championship 2025.
Corpo do artigo
O evento da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) decorrerá em 12 zonas em torno do monte de Santa Luzia, num percurso total de 11 quilómetros, e compreenderá três zonas espetáculo na própria cidade, duas junto ao navio-hospital Gil Eannes e uma terceira em frente ao escadório de Santa Luzia.
Entre os participantes "vão estar os melhores pilotos do mundo de trial", garantiu Jorge Viegas, da FIM, numa mensagem divulgada ontem durante a conferência de imprensa de apresentação da etapa em Viana do Castelo. No evento, Manuel Marinheiro, presidente da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), considerou que a iniciativa "será uma oportunidade para assistir ao vivo a um evento de competitividade e empenho dos melhores atletas de trial".
Na etapa que faz parte do calendário Hertz FIM TrialGP World Championship 2025, está prevista a participação de pilotos em todas as classes - TrialGP, Trial2, TrialGP Women, Trial3, Trial2 Women - que vão percorrer "zonas desenhadas especificamente para testar as suas habilidades em terrenos acidentados e obstáculos naturais".
A competição das cinco categorias decorrerá no sábado e no domingo, 12 e 13 de abril. É a 15.ª vez que Portugal recebe uma prova mundial da modalidade. A etapa de Viana do Castelo proporcionará "imagens de uma beleza rara, com mar, rio e montanha". Segundo Manuel Marinheiro, os pilotos "vão sair da zona ribeirinha da cidade e rumar a Santa Luzia, onde terão uma zona artificial junto ao templo monumento de Santa Luzia e diversas zonas no monte, em percursos curtos e com vários níveis de dificuldade".
A etapa naquela cidade conta com o apoio do município e do Motoclube Foz do Lima. Ricardo Rego, vereador do Desporto da câmara de Viana, afirmou que um dos objetivos da autarquia ao apoiar provas desta envergadura "é que os atletas possam conviver com os seus ídolos nacionais e internacionais, o que certamente permitirá sedimentar a modalidade no concelho".
O público terá acesso gratuito a todas as zonas de competição.
Para 11 de abril estão programadas sessões de autógrafos e fotografias, com o paddock, base de operações, na zona ribeirinha, junto ao Gil Eannes.