Uma parte do concelho de Melgaço, incluindo a vila, está sem eletricidade e rede móvel desde cerca das 9 horas.
Corpo do artigo
Comércio, indústria e serviços estão parados, segundo o Comandante dos Bombeiros da localidade. "Não há eletricidade e falar ao telemóvel só com a rede espanhola, porque estamos perto de Espanha, senão nem tínhamos comunicações", relatou esta manhã José Codesseira ao JN.
11635815
Também no concelho vizinho de Monção há, segundo fonte dos Bombeiros, zonas sem eletricidade esta manhã. Naquele município o rio Minho continua a inundar o Parque das Caldas e também se registaram quedas de árvores de grande porte.
11635280
Segundo informação da EDP, a que o JN teve acesso, "o distrito de Viana do Castelo representa cerca de 50% das avarias ocorridas na zona Norte", sendo que a maioria se concentram nos concelhos de Melgaço, Ponte de Lima e Arcos de Valdevez.
Por aquele distrito multiplicam-se situações de quedas de árvores, linhas e postes de eletricidade e estruturas, por causa do mau tempo.
Segundo fonte da Proteção Civil, desde as 19 horas de ontem até às 9 horas desta quinta-feira, foram registadas mais de uma centena de ocorrências, principalmente árvores caídas (76), mas também inundações (12), movimentos de massa (5). As operações de socorro envolveram 331 operacionais e 133 veículos.
De acordo com a mesma fonte, a EN101 ficou obstruída em dois pontos, nos concelhos de Arcos de Valdevez e Monção, situação que está a ser resolvida.
Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana, não há notícia de prejuízos significativos ou danos humanos.