Em Braga, a Casa do Encontro alberga 11 pessoas. "Estar aqui foi o melhor que me aconteceu"
A Casa do Encontro, em Braga, é uma residência partilhada que alberga 11 pessoas. A solução é cada vez mais procurada por beneficiários individuais.
Corpo do artigo
Situado na Rua da Boavista, em Braga, um antigo espaço de acolhimento de idosos está transformado, desde outubro, numa residência partilhada por quem tem dificuldades económicas e não encontrou solução no mercado habitacional. Gerida pela BragaHabit, a Casa do Encontro dá atualmente teto a 11 pessoas, que ali encontraram um porto seguro após caminhos espinhosos. Só duas delas é que já se conheciam.
Segundo o administrador da BragaHabit, este tipo de alojamento, onde os beneficiários têm direito a um quarto - neste caso com casa de banho privativa - e partilham as outras divisões, é uma “solução que tem funcionado” e que é “muito procurada por famílias unipessoais”. Por isso mesmo, a empresa municipal tem “reforçado a oferta”, adaptando imóveis, onde a renda é calculada em função dos rendimentos e que, de acordo com os últimos dados, varia entre os três e os 120 euros.