Voluntários percorreram oito quilómetros na Murtosa e encontraram desde pneus a roupa
Corpo do artigo
Sete dezenas de voluntários retiraram este sábado cerca de uma tonelada de resíduos das duas margens da ria de Aveiro, na Murtosa. Ao longo de duas horas percorreram um total de oito quilómetros, numa ação que pretendeu limpar e sensibilizar para comportamentos amigos do ambiente.
Pelas 9.30 horas, 20 elementos da Fraternidade de Nuno Álvares (escuteiros adultos) e 10 jovens adultos com necessidades especiais da Residência Quinta da Pinheira (Misericórdia) partiram do cais da Béstida e percorreram a margem do lado do Bunheiro. Até às 11.30, altura em que deram por concluída a Operação Margem Limpa, iniciativa promovida pela Câmara, percorreram quatro quilómetros e apanharam perto de meia tonelada de lixo.
Pela mesma altura, do outro lado da Ria, 40 elementos da Associação de Pais da Escola de Pardilhó decidiram também meter mãos à obra e limparam com os filhos a margem da Torreira, nos quatro quilómetros que distam entre o Monte Branco e a Pousada da Ria, com resultados semelhantes.
"Encontramos um bocadinho de tudo. Desde pneus, boias, redes, roupas, plásticos, garrafas", descreveu a vereadora Fátima Arede, estimando que tenham sido retirados "à volta de 500 ou 600 quilos [de resíduos] de cada lado" da Ria. Algum lixo terá sido deixado "incautamente" por quem passou naqueles locais, outro chegou ali através das correntes da Ria e foi ficando nas margens.
Os resíduos recolhidos seguiram para um armazém municipal, onde vão ser triados para se perceber quais podem ser reciclados. Muitos plásticos estão "demasiado conspurcados" e deteriorados, pelo que já não podem ser reciclados, lamentou a vereadora.
A última vez que decorreu uma ação de limpeza organizada nas margens da Ria foi em 2022, lembrou hoje Fátima Arede, revelando que, "de ano para ano, a quantidade de resíduos tem vindo a diminuir". O objetivo deste tipo de ações, sublinhou a autarca, é "sensibilizarmos as pessoas, chamarmos a atenção para esta necessidade de limpar mas, sobretudo, de não deixarmos resíduos no ambiente".