World of Wine, o novo quarteirão cultural do concelho, abre no próximo dia 31, com museus e restaurantes.
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Quem passa pela Rua do Choupelo, em Gaia, dificilmente ficará indiferente à azáfama que ali se vive por estes dias. São os últimos preparativos para a abertura do World of Wine (WoW), um projeto do grupo The Fladgate Partnership, que abre portas no próximo dia 31. Numa área de 35 mil metros quadrados, o Mundo do Vinho vai dar a conhecer aos visitantes muitas outras áreas, da indústria têxtil à cortiça, passando pela filigrana, pela moda e pelo chocolate.
Naquele que será o novo quarteirão cultural e turístico do concelho, os visitantes terão a oportunidade de participar em seis experiências, cada uma delas dedicada a um tema importante para o país e para a região. Com "a vista sobre o rio Douro e a cidade do Porto" como pano de fundo, Adrian Bridge, CEO do projeto, diz que todos os espaços se distinguem por uma vertente pedagógica. Isto porque, explica, "se as pessoas ficarem a conhecer o processo do início ao fim, além de entenderem melhor, podem apreciar melhor".
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Quem partir à descoberta da experiência do vinho, ficará a saber mais sobre os diferentes tipos de solo, as distintas castas e a influência do clima. E o mesmo acontece quando os visitantes entram no espaço dedicado à cortiça, onde, numa das paredes, salta à vista uma instalação artística.
Um olhar diferente
"Começamos do início. Mostramos onde está a cortiça na natureza, falamos do sobreiro, da extração da cortiça e mostramos todas as fases de tratamento", nota o responsável, acrescentando que depois de assistirem a todo este processo, as pessoas irão olhar com outros olhos para as rolhas de cortiça. Mas não só. A experiência mostra ainda "as diferentes aplicações de cortiça nos objetos e na aeronáutica".
Com um melhor entendimento, ficarão também os visitantes que decidirem explorar a área dedicada à moda e ao design. Mais uma vez, o objetivo é partir do princípio. "E não se pode falar de moda sem falar da importância da indústria têxtil", sublinha Adrian Bridge. Do processo de obtenção da matéria-prima, à tecelagem e à confeção, todas as fases estarão representadas. Uma "viagem" que culmina no patamar da moda e do design, onde se juntam o calçado e a filigrana.
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Outra das principais atrações, avança o representante da Fladgate Partnership, será "a fábrica do chocolate", onde, em tempo real, miúdos e graúdos poderão assistir ao processo de transformação do cacau em chocolate. "Em tempo real e em máquinas reais", esclarece.
O megaempreendimento, que começou a ser construído há três anos, conta ainda com várias lojas, cafés e nove restaurantes.
Espaços abertos
O empreendimento tem vários espaços abertos ao público. Um deles é a praça central, com uma vista desafogada para a cidade do Porto. Já as experiências variam entre os 14 e os 17 euros, valores pensados "especialmente para o público português".
Museu da região
No WoW, há um museu que dá a conhecer o património cultural da região, desde a época dos Descobrimentos. "Quem passar por aqui vai olhar com outros olhos para os locais e monumentos do Porto, porque já sabe mais sobre a sua história", nota Adrien Bridge.
"Nove mil anos a beber"
Num museu dedicado à importância do vinho ao longo da história, os visitantes podem contemplar uma coleção de Adrian Bridge, na qual estarão expostas mais de mil peças. Uma peça japonesa, estima-se com oito a nove mil anos, será a mais antiga.
Escola de vinho
Com cursos para todos os graus de conhecimento, a Escola de Vinho, que vai entrar em funcionamento no início do próximo ano letivo, conta com salas de provas e uma cozinha.