O emblemático chafariz da Praça da República de Viana do Castelo entrou em obras de restauro, cujo conclusão está prevista para o próximo verão.
Corpo do artigo
Classificado como Monumento Nacional desde 1910 e elemento central da "sala de visitas" daquela cidade, o chafariz será intervencionado para recuperação de "patologias" e a sua consolidação. Segundo comunicado divulgado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, a obra custará cerca de 122 mil euros (mais IVA) e tem um prazo de execução de seis meses.
"Em causa estão patologias da pedra que afetam o chafariz, a necessidade de substituição da tubagem interior e da consolidação da estrutura. É necessário que o chafariz seja desmontado para ser tratado e voltar a ser colocado", informa a autarquia, referindo que "a desmontagem do pilar central do chafariz é uma operação essencial, que permitirá a revisão total do sistema hidráulico e a verificação e colmatação estrutural dos diversos elementos pétreos que o constituem".
O chafariz da Praça da República remonta ao século XVI. É uma obra do "mestre canteiro João Lopes", que terá sido concluída em 1559. De acordo com a câmara de Viana do Castelo, existem exemplares semelhantes na vila de Caminha e "em cidades da Galiza como Pontevedra".