Tecnológica de Famalicão criou quiosque que mede temperatura corporal, oferece desinfetante para as mãos e gere filas de espera.
Corpo do artigo
A empresa tecnológica Wingsys, de Famalicão, criou o Hygistations, um quiosque, para ser colocado em espaços públicos ou em empresas, que mede a temperatura corporal e inclui um dispensador automático de desinfetante para as mãos.
Inês Barbosa, diretora de comunicação da empresa, adiantou ao JN que o quiosque, já disponível no mercado, "mede a temperatura corporal a 50 centímetros de distância e sem toque, de forma rápida e precisa; identifica e valida a utilização de máscara; procede ao reconhecimento facial, com uma base de dados de 30 mil identidades e faz a identificação de estranhos". Neste caso, pode ser útil, por exemplo, em aeroportos.
O Hygistations engloba, ainda, a possibilidade de adicionar um sistema de gestão de filas de espera, ordenando a entrada de pessoas em grandes espaços.
O "quiosque" serve também para dar quaisquer informações, como as de ofertas e eventos culturais, desportivos ou comerciais. Pode, também - acrescenta a firma - "ser utilizado em espaços públicos como centros comerciais, supermercados, restaurantes, salas de espetáculos, estádios, lojas, cafés, estações ferroviárias, aeroportos, hospitais, hotéis, shoppings, praias, entre outros".
"À medida que, gradualmente, a situação de saúde pública atual estabiliza, as pessoas voltarão ao trabalho e às atividades de lazer. O Hygistation dá resposta a esta necessidade emergente de controlo sanitário e prevenção de propagação de doenças, mantendo as pessoas mais seguras e informadas em zonas sociais", sublinha.
A Wingsys, uma subsidiária da Famasete, lançou em Londres, em janeiro último, o primeiro quadro interativo para as escolas de marca portuguesa.