O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, confirmou, na última reunião do executivo, o investimento de 20 milhões de euros da SMC Development, uma empresa de produção, importação, exportação e comercialização de plantas medicinais, nomeadamente da planta da canábis.
Corpo do artigo
A empresa dedica-se à extração de canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC) da planta da canábis. Foram assim aprovados benefícios a este investimento de 18,7 milhões de euros que podem implicar 50% de redução das taxas de licenciamento urbanístico. Num primeiro anúncio, em 2021, previa-se que o investimento fosse de 30 milhões e que a empresa se instalasse no Avepark.
A nova unidade da SMC, que tem sede em Prado, Vila Verde, vai situar-se na antiga fábrica têxtil Dextra, à margem da EN 310. A proposta prevê a criação de 90 postos de trabalho. Em 2021 chegou a ser noticiado que a SMC iria instalar-se no Avepark. Na altura, a empresa apontava para um investimento de 30 milhões de euros, numa unidade com 30 mil metros quadrados, onde iria empregar 150 pessoas, 20 delas qualificadas. Previa-se que a fábrica estivesse a laborar no primeiro trimestre de 2023.