A canadiana Avrupa Minerals anunciou ter descoberto ouro em trabalhos de prospecção realizados na freguesia de Covas, Vila Nova de Cerveira, que poderá ser em quantidade "significativa".
Corpo do artigo
Em causa está uma área de cerca de 900 metros de comprimento por 100 metros de largura, na antiga mina de Volfrâmio de Covas, entretanto desactivada, segundo informação publicada no site da empresa.
A Avrupa Minerals esclarece que das 44 amostras recolhidas no local em estudo, 43 apresentavam presença de ouro e o melhor resultado chegava a um valor de 10.2 gramas de metal precioso por tonelada.
A empresa acrescenta que "a assinatura geográfica" das amostras de rocha recolhida em Covas são "similares" às de outras prospecções que estão em curso nos Estados Unidos e Canadá.
As prospecções, no terreno desde 2009, estão a ser financiadas pela empresa Blackheath, associada da Avrupa Minerals neste processo. Já permitiram confirmar a presença de "tungsténio e agora de ouro", acrescenta a empresa canadiana.
Confirma, ainda, para o final do ano o início das operações de escavação no local, depois de garantido o investimento necessário para os trabalhos.
Estes trabalhos decorrem numa área das antigas minas de volfrâmio de Covas, desactivadas há cerca de 20 anos e entretanto selada, através de um investimento de 1,6 milhões de euros.