Venceu a concorrência da Transdev e irá operar entre os 11 municípios com um mínimo de 100 autocarros.
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A empresa israelita Nativ Express, pertencente ao grupo Afifi, venceu o concurso público para a concessão do serviço publico de transportes rodoviários de passageiros da Região de Aveiro, vencendo a concorrência da Auto Viação Aveirense, do grupo Transdev, apurou o JN. Segundo a proposta, irá operar com um número mínimo de 100 autocarros.
O contrato é válido por cinco anos, podendo ser prorrogável, e por ano a empresa receberá da Comunidade Intermunicipal (CIRA) 1,27 milhões de euros pelo serviço entre os 11 municípios da região, sendo que no concelho de Aveiro já opera a Transdev.
O grupo tem 900 autocarros e cerca de 2000 funcionários. Fonte da CIM adiantou à Lusa que estão previstas para esta semana reuniões preparatórias relativas ao arranque da operação da Afifi, que deverá ainda demorar "alguns meses" atendendo à complexidade da logística, apurou o JN.
trás os montes
Também a comunidade das Terras de Trás-os-Montes se prepara para receber as novas redes de autocarros. A concessão foi atribuída à Montes Resilientes, do Grupo Santos, segundo fonte intermunicipal. O início devia ocorrer a 1 de março, mas a empresa pediu uma prorrogação do prazo para julho, alegando dificuldades na aquisição de equipamentos e preparação da operação, devido à conjuntura internacional. A CIM deverá aceitar o pedido de prorrogação do prazo. A concessão de cinco milhões de euros é válida por cinco anos.
Douro e Alto Minho
A Norte, as sub-regiões do Douro e do Alto Minho são as únicas que ainda não adjudicaram o concurso público do transporte rodoviário de passageiros.
Fonte da CIM Douro adiantou à Lusa que o concurso de 3,5 milhões de euros lançado em fevereiro de 2022 ficou deserto, tendo manifestado a intenção de lançar um novo este ano.
Quanto ao Alto Minho, no dia 27 de janeiro, a Câmara de Viana do Castelo aprovou a delegação na CIM "a competência para gerir a rede de transportes públicos intermunicipais", bem como a abertura do concurso público de 8,5 milhões de euros.
Pormenores
Cávado, Ave e Sousa
Já a operar estão as CIM do Cávado, Ave e Tâmega e Sousa, contando com a presença da Transdev: as duas primeiras com concessão à Transdev, a terceira com lotes subdivididos (Transdev, Valpi, Pacense e Rodonorte).
Alto Tâmega e Barroso
No terreno está já também a operação no Alto Tâmega e Barroso, concessionada à Flaviamobil, uma empresa galega pertencente à Xerpa Mobility, Monbus e a Socitransa, num contrato de sete anos e seis milhões de euros.
*com Lusa