Jorge Veríssimo conseguiu, em poucos dias, realojar o agregado que estava há seis meses sem habitação.
Corpo do artigo
É uma história triste, pelo drama que envolve, mas inspiradora por ter tido um final feliz. Há dias, a mulher de Jorge Veríssimo - um empresário do ramo automóvel na cidade de Santarém - alertou-o para uma reportagem televisiva sobre uma família, com dois filhos menores, que vivia desde agosto do ano passado numa carrinha, depois de ter sido despejada da habitação que ocupava por empréstimo, na zona de Faro.
Sensibilizado com a situação do casal, que vivia "com menos de 400 euros por mês" e em condições desumanas, o empresário decidiu ajudar. Postou uma mensagem na sua conta de Facebook, dando conta da intenção de arranjar uma casa para os realojar, e, em poucos dias, conseguiu alugar um apartamento T2, totalmente mobilado.
A renda fica por sua conta, durante um ano, um investimento que lhe vai custar "cerca de 5000 euros", mas que lhe deixa "o coração cheio", por conseguir "dar uma folga temporal" a esta família, até que a situação económica do país, e em particular do Algarve, recupere da atual crise pandémica.
"Eu não os conheço pessoalmente, mas nasci numa família pobre e também tenho uma filha. Por isso, entendo bem o desespero de alguém que está a passar por uma situação destas", confessou Jorge Veríssimo ao JN, adiantando que uma das suas preocupações enquanto empresário tem sido a de dedicar parte dos lucros da sua empresa a causas sociais.
Entre as várias ações no seu historial de benemérito constam ajudas a crianças com cancro, que precisaram de financiar tratamentos custosos no estrangeiro, e a compra de tablets para alunos desfavorecidos que não tinham forma de acompanhar as aulas durante os períodos de confinamento.
Agora, o seu foco é continuar a ajudar a família de Faro (que não quis prestar declarações).
A escola frequentada pela filha já se disponibilizou para fazer uma campanha de angariação de bens e, logo que tiver disponibilidade, espera rumar ao Algarve para os conhecer e levar "uma carrinha carregada" com material que lhes possa assegurar um pouco mais de conforto e devolver a esperança de um futuro mais risonho.