Encerrar refinação da Petrogal foi "decisão selvagem" e BE pede ao Governo para reverter situação
O deputado bloquista da Assembleia da República, José Soeiro, reuniu esta manhã de segunda-feira com os trabalhadores da refinaria da Petrogal, em Leça da Palmeira, Matosinhos. O partido pede ao Governo para reverter a situação de forma a preservar os postos de trabalho.
Corpo do artigo
Considerando o encerramento da refinação da Petrogal, anunciada pela Galp no final do ano, como uma "decisão selvagem" e que "não é conduzida por nenhum critério ambiental", José Soeiro afirma que o Bloco de Esquerda (BE) já questionou, por escrito, o Governo. O partido está a aguardar o agendamento de uma audiência no Parlamento com o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.
13180784
"Está a apresentar-se a transição energética como uma ameaça ao emprego", observa o deputado, realçando que o Estado, sendo "o segundo maior acionista" da Galp, "não pode fingir que não tem nada a ver com isto".
A decisão de encerrar as operações de refinação, clarifica o deputado, "não reduz emissões", uma vez que a produção é transferida para sul, em Sines. "Traduz-se numa maior dependência externa e é uma decisão errada do ponto de vista económico, do emprego e ambiental", reforça.
13180825
Telmo Silva, da Comissão de Trabalhadores da Petrogal e dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energias e Atividades do Ambiente, explica que os trabalhadores continuam sem respostas. Para já, o que sabem, refere, é que "entre junho e julho encerra tudo e segue para desmantelamento". O que restará da Petrogal, reforça, será "um parque com tanques para receção de produtos de fora".
De acordo com o dirigente do sindicato, também as fábricas de óleos, aromáticos e lubrificantes vão encerrar, contribuindo para uma "maior dependência do país".
No que toca à falta de procura, fator utilizado pela Galp para justificar a decisão, Telmo garante que "os níveis de procura estão iguais ao produto homólogo" e que tudo não passa de uma "decisão puramente económica e não ambiental".
13159703