Estava perdido num canavial, numa zona pantanosa e foi ouvido a pedir socorro por populares.
Corpo do artigo
Daniel Ribeiro, de 22 anos, que estava desaparecido desde a manhã de domingo, foi encontrado vivo por volta das 18 horas desta quarta-feira, por um nadador-salvador, alertado por populares que ouviram gritos vindos de uma zona de denso canavial. O jovem estava na zona da Ponte da Barrinha, em Esmoriz, concelho de Ovar.
Daniel Ribeiro estava consciente e colaborou com os elementos dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz e da equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação, do Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, que prestaram o primeiro auxílio. A GNR ainda não reconstituiu com o jovem os passos que o levaram a situação em que foi encontrado, “sendo a primeira preocupação a prestação de cuidados médicos.”
As roupas e o calçado do jovem, Daniel Ribeiro, residente na freguesia da Costa, em Guimarães foram encontradas por volta do meio-dia, numa zona entre o recinto do Festival Sound Waves e a praia. Ainda sem falar com o Daniel Ribeiro, a GNR acredita que ele terá ido até ao local onde foi encontrado de livre vontade e que não terá sido alvo de nenhuma ação violenta por parte de terceiros.
Daniel Ribeiro tinha sido visto pela última vez no domingo de manhã, no recinto do festival. Segundo os amigos, ter-se-á ausentado para comprar água e desde então nunca mais foi visto. Durante o dia de segunda-feira o telefone de Daniel esteve ligado, mas incontactável. A localização do aparelho apontava para a zona da Barrinha de Esmoriz.
Ao longo desta quarta-feira, a Guarda teve envolvidos na operação cinco elementos e um binómio homem/cão. A Polícia Marítima da Capitania do Porto do Douro mandou para o local quatro elementos a que se somaram mais dois do Instituto de Socorros a Náufragos, com uma viatura todo-o-terreno. Os Bombeiros Voluntários de Esmoriz estiveram envolvidos na busca pelo jovem vimaranense com 18 operacionais e cinco viaturas. A estes meios juntaram-se familiares e amigos que se deslocaram de Guimarães para auxiliar na procura.
O jovem foi conduzido ao Hospital de Santa Maria da Feira.