Foi encontrado cerca das 19.20 horas o corpo do militar que desapareceu, esta terça-feira, no rio Zêzere, junto a Constância, Santarém. O soldado, de 19 anos e da Margem Sul, desapareceu quando participava num exercício.
Corpo do artigo
O corpo do militar foi encontrado no fundo do rio numa zona próxima da margem do Zêzere.
Segundo fonte das Relações Públicas do Exército, o jovem terá decidido, juntamente com um camarada que o acompanhava, atravessar o rio a nado, durante o exercício "infiltração em território inimigo", levado a cabo pela Escola de Tropas Aerotransportadas (ETAT), de Tancos. O parceiro de equipa chegou à margem, mas o militar não voltou a ser visto.
O comandante da ETAT disse, ao JN, que os militares não tinham indicações para entrar na água durante o exercício. O soldado encontrava-se já na fase final da sua formação militar, de seis meses.
As buscas no rio Zêzere iniciaram-se ao princípio da tarde e, à hora em que o corpo foi encontrado, os Bombeiros de Constância tinham envolvido cães nas buscas. Cerca das 18 horas, as equipas de busca encontraram, no rio, a mochila do militar.
Nas operações estiveram envolvidos 31 elementos dos bombeiros voluntários de Abrantes, Constância, Vila Nova da Barquinha e Tomar e da Força Especial de Bombeiros de Santarém, apoiados por dez veículos e quatro embarcações. No terreno, estiveram 13 mergulhadores.
Para facilitar as operações de resgate, a barragem de Castelo de Bode foi fechada.
* com Alexandra Lopes