A Escola Secundária de Odemira está degradada e apresenta "condições precárias de conforto", alertou, esta quinta-feira, o deputado do PSD Mário Simões, que vai sensibilizar o Governo para a requalificação urgente do estabelecimento.
Corpo do artigo
Num comunicado enviado à Lusa, após ter visitado a Escola Secundária Dr. Manuel Gonçalves, em Odemira, o deputado Mário Simões mostra-se "apreensivo" com a "degradação generalizada", as "condições precárias de conforto" e o "deficiente padrão de qualidade" das instalações.
Devido ao "nível de degradação das instalações e dos equipamentos" da escola, alunos e professores correm "risco de segurança" e estão "condicionados" no seu desempenho, refere o deputado, alertando também para as "consequências" da situação no "aproveitamento" dos estudantes.
Durante a visita à escola, os professores mostraram-se preocupados com a suspensão dos trabalhos de requalificação da escola determinada pelo Ministério da Educação no passado mês de Agosto, refere o deputado.
"A Escola Secundária de Odemira precisa de obras com urgência", defende Mário Simões, que, seguindo o apelo dos professores, compromete-se a sensibilizar o ministro da Educação, Nuno Crato, para a requalificação da escola "com a maior celeridade possível".
A situação "terá de ser encarada" como "prioritária", devido "às dificuldades que são patentes no exercício da actividade escolar", defende o deputado.
As obras de requalificação da Escola Secundária de Odemira, orçadas em 8,5 milhões de euros, sofreram "sistemáticos adiamentos" desde 2008, lembra Mário Simões, referindo que, devido ao "estado de degradação", a escola devia estar entre as que "já foram intervencionadas".