Cerca de 500 alunos do Agrupamento de Escolas de Vinhais estão esta sexta-feira sem aulas devido à queda de neve que impede a circulação dos transportes públicos em condições de segurança.
Corpo do artigo
O diretor daquele agrupamento, Rui Correia, confirmou ao Jornal de Notícias “que a Câmara de Vinhais e a Proteção Civil municipal decidiram que as condições de segurança nas estradas do concelho não são as recomendáveis para a circulação dos autocarros e táxis que asseguram o transporte dos alunos entre as aldeias e a vila, onde está localizado o estabelecimento de ensino, devido à acumulação de neve e gelo”.
Também o concelho de Bragança acordou esta manhã pintado de branco. Para já, a GNR não tem conhecimentos de estradas cortadas, mas há dificuldades de circulação na zona de Santa Comba de Rossas na autoestrada transmontana (A4).
Às primeiras horas da manhã foi interrompido o trânsito na A4, por causa de um veículo pesado que ficou atravessado na estrada, mas, entretanto, segundo a GNR, a via já foi reaberta, ainda que se recomende precaução na circulação devido ao gelo. As escolas estão a funcionar com normalidade.
Para minimizar os constrangimentos, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Bragança pôs em marcha várias operações com vista a minimizar as dificuldades resultantes das condições atmosféricas adversas, colocando no terreno duas viaturas limpa neves, dois espalhadores de sal, quatro viaturas de apoio e 20 funcionários. Está ainda a ser dado cumprimento ao Plano de Intervenção Neve e Gelo (PING), garantindo a desobstrução das vias no meio rural, uma vez que na área urbana não se verificaram constrangimentos, sendo necessária, no entanto, uma condução e circulação preventivas.
Os transportes públicos encontram-se a circular de forma condicionada, à exceção das zonas de Serapicos, Rebordãos, Alimonde, Terroso e Rio de Onor, onde, para já, não estão a circular.