A rutura de uma conduta de abastecimento de água em Rio Tinto, Gondomar, deixou uma grande área daquela freguesia sem água desde as nove da manhã desta sexta-feira. Alguns restaurantes não conseguiram servir almoços e escolas também ficaram sem água, tendo recorrido aos bombeiros para encher depósitos.
Corpo do artigo
Desde as 9 horas desta sexta-feira que a rutura de uma conduta de abastecimento de água está a deixar casas, escolas, restaurantes e até o quartel dos Bombeiros da Areosa/Rio Tinto sem água. De acordo com o presidente da Junta de freguesia de Rio Tinto, Nuno Fonseca, está mesmo em causa "uma zona muito grande" da freguesia, mas aponta-se um possível restabelecimento do serviço "a meio da tarde" desta sexta-feira.
Uma das escolas afetadas foi a Escola da Lourinha. Contactada pelo JN, fonte daquele estabelecimento de ensino revelou que foram chamados os bombeiros duas vezes para encher os depósitos da escola, permitindo manter as aulas às crianças do jardim de infância e 1.º ciclo. A rutura terá ocorrido junto à Igreja de Rio Tinto.
Em declarações ao JN, o presidente da Junta garante que a reparação da conduta está a ser levada a cabo pelas Águas de Gondomar, mas esses trabalhos obrigaram ao corte do abastecimento numa área "muito grande" e a falha deixou alguns restaurantes impossibilitados de servir almoços.
De acordo com o site das Águas de Gondomar, a reposição do serviço está prevista para as 17 horas.