Escolha de Montenegro para a Câmara de Aveiro motiva demissão do presidente da concelhia do PSD
Simão Santana diz que a Comissão Política Nacional do partido só o informou de que Luís Souto iria ser candidato nas eleições autárquicas poucos minutos antes de a informação ser tornada pública.
Corpo do artigo
Simão Santana, presidente da Comissão Política da Secção de Aveiro do PSD, apresentou a sua demissão, na noite desta segunda-feira, por estar em desacordo com o candidato que Luís Montenegro, primeiro-ministro e líder da Comissão Política Nacional, escolheu para representar o partido na corrida à Câmara de Aveiro, nas eleições autárquicas deste ano.
Luís Souto, atual presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, não era a opção defendida pela concelhia para lutar pela sucessão de Ribau Esteves na liderança do município.
Simão Santana deixou claro, numa nota divulgada ao início desta madrugada, que a Comissão Política Nacional lhe comunicou a escolha de Luís Souto já como “um ato consumado” e apenas “poucos minutos antes do seu anúncio público”. Por isso, “e por considerar que o processo é politicamente lesivo do PSD”, Santana apresentou a demissão do cargo de presidente da Comissão Política da Secção de Aveiro, com efeitos imediatos.
Sabendo-se estar alinhado com a concelhia do PSD, o atual presidente da Câmara, Ribau Esteves, eleito pela Aliança com Aveiro (PSD/CDS/PPM), tinha afirmado numa entrevista recente ao JN que, no seu entender, o candidato às eleições autárquicas deveria ser um dos seus vereadores ou assessores, nomeadamente o vice-presidente do município, Rogério Carlos – que também se demitiu esta noite do cargo de vogal da Comissão Política da Secção de Aveiro do partido.
No entanto, a escolha da Comissão Política Nacional viria a recair sobre Luís Souto, professor no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro. A opção de Luís Montenegro foi tornada pública no domingo e surpreendeu, uma vez que o candidato social-democrata terá como principal opositor o irmão, Alberto Souto, já assumido como candidato do PS e ex-presidente da Câmara de Aveiro.