<p>A 20.ª edição das Escolíadas, na Mealhada, pode ter sido a última. A associação só avança com garantias a longo prazo. Declarações de representante do Ministério da Educação causaram mal-estar a professores e à organização.</p>
Corpo do artigo
Na final do evento, realizada na sexta-feira no Complexo Turístico Quinta dos Três Pinheiros, Mealhada, Olinda Rio, em representação do ME, afirmou que as Escolíadas são um "projecto sobrevalorizado", lembrando que o ME salvou a situação financeira da edição de 2009, mas defendeu uma mudança radical nos apoios, "porque as ajudas do Estado têm de acabar". A declaração provocou reacção imediata do professor Humberto Valente, do Colégio de Albergaria-a-Velha (vencedor da edição deste ano). "Estou estupefacto. Os meus alunos têm mais competências adquiridas com as 'Escolíadas' do que a ouvir um professor que não querem dentro de uma sala de aula. Quem falou revela um profundo desconhecimento desta actividade", assegura.
O presidente da Escolíadas - Associação Recreativo-Cultural, Cláudio Pires, também discorda de Olinda Rio. "O Estado pode entender que as Escolíadas não merecem apoio, mas tem obrigação de nos dar educação", afirma. Prossegue ainda que "educar não é só de forma tradicional. Um indivíduo positivo não se educa só a estudar, mas através de actividades culturais e desportivas".
Quanto à continuação da iniciativa, Cláudio Pires entende não fazer sentido a associação passar por tantas dificuldades como as que sentiu este ano. "Queremos ter condições que garantam duas ou três edições, mas temos muitas dificuldades para chegar às entidades", lamenta. Explica ainda que os contactos para produzir o evento começam em Setembro e em Novembro já terão de saber se têm ou não condições para arrancar com o projecto, uma vez que é nessa altura que as escolas começam a preparar as apresentações.
O presidente da associação agradece o esforço feito pela Direcção Regional da Educação do Centro (DREC) para que a 20ª edição do evento se realizasse. "Fizeram um esforço que não lhes compete, oferecendo as refeições", lembra.
Numa final renhida, o Colégio de Albergaria-a-Velha conseguiu vencer a edição 2009 das Escolíadas, conquistando a quarta vitória em cinco participações. A instituição amealhou 377 pontos, contra os 374 da Escola Secundária Dom Dinis, de Coimbra. A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos ficou em terceiro lugar, com 356 pontos. A gala de entrega de prémios realiza-se a 5 de Junho, no Centro Cultural de Ílhavo, sendo reapresentadas as provas mais pontuadas das seis sessões de apuramento das Escolíadas.