A Casa de Tormes, Baião, local onde Eça de Queiroz se inspirou para escrever "A Cidade e as Serras", vai "virar a mesa de avesso" ao assistir à transformação de dois escritores - Duarte Belo e Paulo Moreiras - em cozinheiros.
Corpo do artigo
A proposta de colocar os homens das letras numa aventura pela arte da cozinha faz parte do evento gastronómico e literário "Virar a Mesa do Avesso" e acontece à hora de jantar desta sexta-feira e sábado.
A iniciativa é organizada pela autarquia de Baião em parceria com o Restaurante da Fundação de Eça de Queirós, em Santa Cruz do Douro.
Os dois jantares seguirão a preceito as receitas definidas por Duarte Belo, que fará na noite de sexta feira, dia 29, uma homenagem ao pão na gastronomia mediterrânica; e de Paulo Moreiras, que fará uma viagem pelos sabores da sua infância e promete no sábado cozinhar a preceito "as letras", as carnes, os legumes e os peixes.
Os cozinhados irão beneficiar ainda do apuro dos chefes de cozinha locais, António Pinto e António Queiroz Pinto.
Duarte Belo publicou, entre outros, "A Linha do Tua", livro que é um registo fotográfico da paisagem que a linha percorre e constrói, do quilómetro zero na foz do Tua até ao seu término em Bragança. Paulo Moreiras, que gosta tanto de cozinhar como de escrever, tem em "A Demanda de D. Fuas Bragatela" e "Os Dias de Saturno" a suas principais obras literárias.
A arte da tertúlia promete estar presente durante toda a iniciativa com dois jornalistas. Fernando Alves fará a moderação e António Catarino os comentários. A plateia será desafiada a meter uma colherada na conversa.
O serão será regado com o vinho verde avesso (casta especifica da sub-região de Baião e que inspira o nome da tertúlia), aquele que Eça dizia que caía do alto, "da bojuda infusa verde - um vinho fresco, esperto, seivoso, e tendo mais alma, entrando mais na alma, que muito poema ou livro santo".
Os participantes vão poder ser os primeiros a ver o novo vídeo promocional do concelho: "Baião - Terra de Cultura". Partindo do conceito "Baião, Vida Natural", já são públicos promocionais do concelho os vídeos "Baião, terra de aventura"; "Baião, terra mágica" e "Baião, terra de sabores". Destaque para estes últimos dois trabalhos que foram premiados num dos mais prestigiados festivais internacionais de cinema e turismo, o ART&TUR.