O Município de Esposende reforçou o apoio financeiro aos Bombeiros Voluntários de Fão para o socorro e transporte de animais errantes feridos no concelho.
Corpo do artigo
O protocolo, aprovado em reunião de Câmara, estipula um valor anual de 7500 euros para o cumprimento dessas tarefas durante 24 horas e ao longo dos 365 dias do ano.
Esta parceria, estabelecida no âmbito do Plano Municipal de Bem-Estar Animal, visa dar a melhor e mais rápida resposta às necessidades do concelho no que concerne ao bem-estar dos animais de rua.
O autarca de Esposende, Benjamim Pereira, recordou que “esta parceria colaborativa com os Bombeiros Voluntários de Fão tem sido fundamental para uma ação no terreno cada vez mais concertada no socorro e transporte de animais errantes feridos”, acrescentando que “o reforço do apoio financeiro resulta do aumento das ocorrências e dos custos associados”.
O município está ainda a preparar uma série de “medidas específicas” relativas a questões relacionadas com animais errantes/abandonados, “no sentido de controlar a problemática e reduzir o investimento despendido nesta matéria". Contudo, terá de se esperar pela construção do Centro de Recolha Oficial (CRO) de Animais, cujo projeto está em preparação.
A Câmara de Esposende tem vindo a criar condições para melhorar o bem-estar animal. Para além da criação de WCs caninos, foram também instalados, em todo o concelho, bebedouros e dispensadores de sacos de recolha de dejetos caninos associados às papeleiras urbanas nas principais áreas de circulação de pessoas com animais de companhia. Têm vindo também a ser realizadas várias ações de sensibilização e campanhas de adoção animal.