Os vencedores das três categorias vão visitar o Parlamento Europeu.
Corpo do artigo
Beatriz Coelho, aluna da ETAP Escola Profissional de Viana do Castelo, foi eleita Melhor Jovem Chef do Minho, na 4.ª edição do MYCA- Minho Young Chef Awards, que decorreu entre os dias 8 e 10 de fevereiro, no Multiusos de Guimarães. A jovem Chef vai representar a região ao EYCA - European Young Chef Awards, que terá lugar na Noruega.
Na categoria de Sala & Bar, Joana Pereira, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, foi a vencedora, sendo ainda distinguida com os prémios de Melhor Serviço de Cerveja Artesanal e Melhor Serviço de Cafetaria. Tomás Marques, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, venceu na categoria de Cozinha, com umas "Santas Sardinhas", uma alusão ao S. Pedro, S. João e Sto. António. Na categoria de Pastelaria, Beatriz Coelho destacou-se com umas "meias-luas do século XXI", numa desconstrução inspirada no tradicional doce de Viana do Castelo.
Nos primeiros três dias, os participantes de cada Comunidade Intermunicipal disputaram entre si o acesso a um dos três lugares na final. A grande final, entre os melhores representantes de cada território, aconteceu na quinta-feira. Excecionalmente, devido ao elevado nível dos participantes, o júri determinou que na categoria Sala & Bar iriam quatro concorrentes à final, por terem ficado igualados nas eliminatórias.
Numa intervenção surpresa, a eurodeputada Isabel Estrada Carvalhais ofereceu uma viagem ao Parlamento Europeu aos vencedores das três categorias.