O campus de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães, vai ser o ponto de partida para uma nova edição da Estafeta da Amizade, uma prova de atletismo de 24 quilómetros que se realiza no próximo domingo e que terminará no campus de Gualtar, em Braga.
Corpo do artigo
A iniciativa costuma realizar-se entre as duas cidades, mas este ano tem a novidade de unir os dois pólos universitários e de estar integrada no programa de celebrações dos 50 anos da UMinho.
"Este é um evento importante e significativo no quadro das comemorações, que exprime bem aquilo que quisemos que fosse o programa, sensível a múltiplas dimensões", explicou o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, esta terça-feira, na apresentação da iniciativa.
Já com inscrições encerradas, a estafeta conta com cerca de 700 pessoas, que se encontram agrupadas em equipas de quatro elementos, independentemente do género. Cada participante poderá efetuar apenas um troço de aproximadamente seis quilómetros, passando depois o “testemunho” a outro membro da sua equipa até que seja cumprida a totalidade do percurso.
As zonas de transição entre os percursos estarão devidamente assinaladas e será apenas nesse local que será possível realizar a passagem do testemunho entre os participantes da mesma equipa.
Caminhada
Integrada na mesma prova haverá ainda uma caminhada de quatro quilómetros, com partida marcada para as 10 horas, no Estádio 1º de Maio, em Braga. A caminhada, cujas inscrições estão abertas até sexta-feira, terminará no campus de Gualtar e irá coincidir com a chegada das equipas que participam na Estafeta da Amizade.
A organização espera cerca de 300 pessoas a caminhar, perfazendo um total de mil participantes nas duas vertentes. O evento faz parte do calendário da Runporto e é organizado pela Universidade do Minho, em parceria com as Câmaras Municipais de Guimarães e de Braga.