Preocupado com a situação que se vive em Cabo Delgado, Moçambique, o Núcleo de Estudantes Africanos de Beja (NEAB) vai realizar este sábado à tarde um webinar nas redes sociais (Facebook e Instagram) para dar a conhecer o drama que se vive no norte daquele país.
Corpo do artigo
"Sabes o que está acontecer em Cabo Delgado?": é a partir desta questão que, pelas 16 horas de sábado, estudantes africanos do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) lançam uma conversa sobre a crise humanitária que assola aquela província moçambicana.
A partir da capital provincial, Pemba, de onde é natural, vai estar Abudo Gafuro Manana, licenciado pela Universidade Católica de Moçambique e membro da Associação Kuendeleya, uma instituição ativista de Cabo Delgado.
A sessão vai ser moderada por Miline Filipe, estudante moçambicana do IPBeja, a que se juntam Celso Pedro e Neusa Pedro, também estudantes e todos membros do NEAB. A partir da capital portuguesa participam Elizabeth Oliveira e Gilana Sousa, duas estudantes moçambicanas da Universidade Nova de Lisboa.
"Ajudar Cabo Delgado é um assunto e uma preocupação para todas a pessoas. Precisamos passar a mensagem sobre a situação por quem está no terreno e se dedica a salvar vidas", afirma a presidente do NEAB, Neusa Pedro.
Outro dos objetivos do webinar é abordar a forma como os estudantes moçambicanos têm acompanhado à distância a crise em Cabo Delgado.
Há cerca de 500 alunos de países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) inscritos no IPBeja.