Duas explosões de causa desconhecida seguidas de um incêndio florestal ocorreram na noite desta quinta-feira na Pirotecnia Barquense, em Oleiros, Ponte da Barca. Uma pessoa ficou ferida sem gravidade e há estragos materiais avultados em redor do local.
Corpo do artigo
De acordo com uma fonte dos bombeiros locais citada pela Agência Lusa, o incidente ocorreu cerca das 23 horas, na pirotecnia Barquense, na freguesia de Oleiros. Uma série de explosões, duas das quais de maior intensidade, provocaram um incêndio que alastrou para os montes vizinhos.
A intensidade da explosão danificou casas a um quilómetro da pirotecnia, virou e destruiu camiões e foi sentida vários quilómetros em redor, para além das freguesias de Oleiros e de Bravães.
"Temos um ferido a registar, com uma fractura da clavícula. Trata-se de uma pessoa que sofreu uma queda, provavelmente na sequência da onda de choque que se seguiu à explosão", disse à Lusa o comandante Distrital de Operações de Socorro.
Segundo Paulo Esteves, na altura da explosão da pirotecnia, "não se encontrava ninguém no interior", segundo "indicação do proprietário".
Testemunhos recolhidos no local pelo JN indicam que um fogueteiro tinha estado a trabalhar poucos minutos antes no paiol onde aconteceram as explosões.
Nas primeiras horas após o incidente, os bombeiros tiveram que controlar um grande incêndio no local, obrigando a garantir a segurança do perímetro dos paióis. Além disso, as chamas alastraram ao monte e que se transformaram num incêndio florestal, explicou ainda o comandante distrital.
Para o local foram mobilizados vários meios do INEM, além de dezenas de homens de seis corporações de bombeiros do distrito de Viana do Castelo.
Por questões de segurança, a estrada nacional que liga Ponte de Lima a Ponte de Barca foi cortada ao trânsito, no troço que passa junto à fábrica onde se registou a explosão. O acesso à zona da explosão mantinha-se também cortado ainda durante a madrugada.
O único ferido conhecido deste incidente foi evacuado para o hospital de Viana do Castelo.